Além de fazer seu primeiro pronunciamento como rei nesta sexta-feira, o novo monarca do Reino Unido se reuniu pela primeira vez com a premiê Liz Truss| Foto: Divulgação/Assessoria da premiê do Reino Unido
Ouça este conteúdo

Sucessor de Elizabeth II como monarca do Reino Unido, Charles III será proclamado rei neste sábado (10) no Conselho de Adesão, informou nesta sexta-feira (9) o Palácio de Buckingham.

CARREGANDO :)

De acordo com um comunicado divulgado pela família real britânica, “Sua Majestade, o Rei, será proclamado no Conselho de Adesão às 9h GMT (6h de Brasília) nos (assim chamados) Apartamentos de Estado no palácio de St. James, em Londres”.

A nota explica que o Conselho de Adesão, que contará com a presença de membros do Conselho Privado, será dividido em duas partes, e na segunda o novo monarca fará uma declaração e o juramento.

Publicidade

“Na primeira parte, o Conselho Privado, sem a presença do rei, proclamará o soberano e aprovará formalmente várias ordens resultantes, como as disposições para a proclamação”, detalha o texto.

O comunicado diz ainda que “a segunda parte é a celebração, por parte do rei, de seu primeiro Conselho Privado”.

“O rei fará sua declaração e lerá e assinará um juramento para manter a segurança da Igreja na Escócia e aprovar as ordens no Conselho, o que facilitará a continuidade do governo”, afirma a nota.

Segundo o Palácio, em seguida ao evento do Conselho de Adesão vai acontecer a chamada Proclamação Principal, que será lida às 10h GMT (7h de Brasília) na sacada do palácio com vista para o Pátio do Convento.

Essa proclamação será lida, como planejado, pelo rei de Armas principal da Jarreteira, David White, acompanhado pelo conde marechal, Edward Fitzalan-Howard, e por outros oficiais de Armas e os sargentos de Armas.

Publicidade

O comunicado acrescentou que “esta será a primeira leitura pública da Proclamação”.

Uma segunda leitura será realizada no edifício da antiga bolsa de valores de Londres, às 11h GMT (8h de Brasília), também no sábado. No domingo, o mesmo será feito em Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Ainda não foi definida uma data para a coroação de Charles III, mas ela não deve ocorrer tão cedo – Elizabeth II subiu ao trono em fevereiro de 1952, mas foi coroada apenas em junho de 1953.

Nesta sexta-feira, além de fazer seu primeiro pronunciamento como monarca britânico, Charles III também realizou no Palácio de Buckingham a primeira audiência com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, antes da transmissão do discurso à nação.

Publicidade

O encontro entre o chefe de Estado e a nova líder do governo foi o primeiro dos encontros semanais que mantêm as respectivas autoridades britânicas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]