• Carregando...
Nas imagens, é possível ver Chávez sorridente e com a cara ligeiramente inchada | EFE/PRENSA DE MIRAFLORES
Nas imagens, é possível ver Chávez sorridente e com a cara ligeiramente inchada| Foto: EFE/PRENSA DE MIRAFLORES

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ainda precisa "percorrer um longo caminho" para recuperar a sua saúde, mas já é possível "entendê-lo", apesar de respirar através de um tubo na traqueia que dificulta a fala, disse hoje (15) seu genro e ministro Jorge Arreaza.

"Aí está o comandante, que não só está vivo, mas está tomando decisões nos âmbitos familiar, governamental e, como nunca, com uma clareza sobre os rumos da Revolução Bolivariana", disse Arreaza.O ministro da Ciência e Tecnologia, casado com uma das filhas de Chávez, falou ao canal de TV Telesur, pouco depois de mostrar em rede nacional as fotografias do presidente. Foram as primeiras imagens do venezuelano desde que ele foi internado para se submeter a uma cirurgia em Cuba, em dezembro passado.

A operação teve complicações por consequência de uma hemorragia que levou a um pós-operatório "complexo", segundo o governo.

Uma das complicações do pós-operatório é a "dificuldade para Chávez se comunicar verbalmente, no entanto é possível entendê-lo", acrescentou Arreaza. "Se prestamos atenção, é possível entender perfeitamente suas decisões, isso quando não as escreve. Ele se comunica e é compreendido. Não tem a voz característica, mas isto é um processo reversível e esperamos voltar a escutá-lo", disse.

O ministro atribuiu à "direita venezuelana e internacional" as versões de que "o comandante tenha morrido ou perdido a voz para sempre". "São puras especulações da imprensa e dos agentes que acreditamos serem da inteligência de outros países e médicos, infelizmente."

Traqueostomia

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o ministro das Comunicações, Ernesto Villegas, afirmou hoje que Chávez ainda está com um grau baixo de insuficiência respiratória e que, devido a isso, é obrigado a usar uma cânula de traqueostomia.

O mecanismo é instalado através de um furo feito na traqueia, um dos órgãos da garganta, para facilitar a entrada de ar nos pulmões. Segundo Villegas, isso dificulta temporariamente a fala do presidente.

Nas fotos que foram exibidas pelo ministro, Chávez aparece ao lado de duas das suas filhas, Rosa Virginia e María Gabriela, que também estavam em Havana.O presidente aparece sorridente e com o casaco do governo venezuelano que usa em eventos informais. A roupa cobre o pescoço, pelo que não é possível comprovar se ele está usando a traqueostomia, como informado por Villegas.

Em duas das fotos, Chávez lê a edição de ontem do jornal cubano "Granma", como forma de provar a autenticidade das imagens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]