• Carregando...

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem que aprovará um decreto que transfira ao governo a autoridade para nacionalizar supermercados e lojas que estejam estocando alimentos ou especulando com os preços.

Falando em rede nacional de rádio e tevê, Chávez acusou empresas privadas de segurarem a venda de produtos de primeira necessidade, como a carne, e advertiu supermercados e distribuidores que nacionalizará seus negócios caso estejam lançando mão desta prática. O mandatário afirmou que estará alerta a denúncias e que esperará apenas um primeiro caso para nacionalizar essas empresas. "Estou enviando mensagens aos produtores, aos intermediários, mas se continuarem empenhados em violar os interesses do povo, a Constituição e as leis, vou nacionalizar", disse. A ameaça surge em meio à escassez de alimentos em alguns mercados da Venezuela.

Para os empresários e vários economistas, no entanto, o desabastecimento é conseqüência dos controles de preços impostos pelo governo, que estariam obrigando os comerciantes a vender as mercadorias abaixo de seu real valor.

Nos últimos meses vários produtos como o açúcar, o leite pasteurizado e a carne escassearam nos supermercados. Recentemente, o governo decidiu eliminar o imposto sobre o valor agregado para vários alimentos de primeira necessidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]