• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, piorou nesta quarta-feira a disputa diplomática com o seu colega peruano, Alejandro Toledo, ao chamá-lo de "louco", "chorão" e "cachorro do império".

Chávez e Toledo estão em meio a uma batalha verbal por causa da constante interferência do presidente venezuelano no segundo turno das eleições presidenciais peruanas.

A eleição presidencial no Peru será decidida no domingo entre o ex-presidente social-democrata Alan García e o militar nacionalista Ollanta Humala.

O presidente peruano chegou a solicitar que a Organização dos Estados Americanos (OEA) intervenha para interromper a interferência de Chávez nos assuntos internos do país. Toledo também pediu que o líder venezuelano pare de dar declarações a favor de Humala.

Mas Chávez afirmou que essas atitudes são próprias de "quem sai da História jogando pedras, fracassado e derrotado".

- É um cachorro do império - acrescentou ele a jornalistas, ao ser indagado sobre sua opinião a respeito do líder peruano, durante uma curta visita a Quito.

Ele afirmou que os Estados Unidos estavam interessados na vitória eleitoral de Alan García e que, juntamente com Toledo, empreenderam uma campanha para aterrorizar os eleitores e desacreditar os objetivos da revolução que ele lidera.

As relações entre Venezuela e Peru vivem seu pior momento em anos. Em abril, Chávez disse que romperia as relações diplomáticas com Lima se o social-democrata García chegasse à Presidência.

- Se ele for vitorioso e amedrontar o povo para tirar votos de Ollanta, será uma campanha de sucesso para ele, mas não para a integração - assegurou Chávez.

Em meio à crise diplomática, a Venezuela decidiu retirar, no começo do mês, seu embaixador do Peru - país que previamente havia retirado seu enviado de Caracas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]