• Carregando...
Chávez reclamou da ausência de Cuba no encontro e propôs um debate sobre o bloqueio comercial dos EUA contra a ilha | Presidencia / AFP Photo
Chávez reclamou da ausência de Cuba no encontro e propôs um debate sobre o bloqueio comercial dos EUA contra a ilha| Foto: Presidencia / AFP Photo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira (17) que prepara uma "boa artilharia" para as deliberações da Cúpula das Américas de abril.

O presidente reclamou da ausência de Cuba e propôs debater o bloqueio comercial dos Estados Unidos contra a ilha.

"A nossa artilharia está se preparando. Haverá uma boa artilharia ... acho que os canhões vão ser ouvidos aqui", disse ele durante transmissão de um conselho de ministros na tevê estatal. Chávez, crítico ferrenho da política externa de Washington, terá chance de se encontrar com o presidente dos EUA, Barack Obama.

O líder de esquerda já afirmou não ter ilusões de uma mudança na política da Casa Branca em relação à região, pois considera que Obama continua sendo o representante do "império".

"Com o que virá o senhor Obama? Não sei, vamos ver", disse, prevendo que a reunião será muito interessante e temas como o embargo comercial a Cuba não poderão ser evitados.

A Venezuela se tornou nos últimos anos no maior aliado político e comercial de Cuba, e Chávez considera o líder cubano Fidel Castro seu pai ideológico.

Chávez mostrou ainda sua inconformidade com a ausência de Cuba na reunião, da qual participarão todos os países do continente de 17 a 19 de abril em Trinidad e Tobago.

"Com que moral, por exemplo, eu vou a uma cúpula na qual está toda a América Latina, mais Estados Unidos e Canadá, e Cuba não está. Por que? Isso tem que ser discutido", afirmou.

Chávez disse que o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, vai visitá-lo na Venezuela no fim de semana para discutir detalhes do encontro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]