• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou no domingo de "duvidosa" a vitória de Alan García nas eleições presidenciais do Peru sobre o candidato de esquerda Ollanta Humala, a quem o líder venezuelano apoiava publicamente.

Lima e Caracas vivem uma crise diplomáticas depois que, em abril, retiraram seus respectivos embaixadores após Chávez ter chamado o então candidato García de "corrupto". O líder venezuelano também criticou na ocasião o ex-presidente peruano Alejandro Toledo por ter assinado um tratado de livre comércio com os Estados Unidos.

"Creio que roubaram Ollanta", disse o presidente venezuelano em uma entrevista com a imprensa local.

Representantes de ambos os governos chegaram a levantar a possibilidade de um encontro entre ambos os presidentes para acalmar os ânimos, mas o presidente venezuelano colocou como condição para a retomada das relações com o Peru um pedido de desculpas por parte de García, possibilidade que o presidente peruano descartou.

Mas, apesar da polêmica troca de ofensas pessoais, Chávez disse que não tem intenção de romper relações comerciais com o Peru.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]