• Carregando...

O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, disse nesta segunda-feira que o presidente Hugo Chávez é um dos 50 mil venezuelanos que foi fazer tratamento médico em Cuba pelo programa de saúde que os dois países compartilham.

"No sábado, a oposição expressava sua miséria humana perguntando por que Chávez se trata em Cuba. Bom, Chávez é um dos 50 mil venezuelanos tratados em Cuba graças à generosidade do povo e do governo cubano", afirmou.

O presidente se submete a um tratamento de radioterapia contra o câncer com o qual foi diagnosticado no ano passado e operado logo em seguida. No início deste ano, ele voltou à sala de cirurgia em fevereiro.

"Entre todos esses milhões de pacientes atendidos e com a vida salva, Hugo Chávez é um desses", afirmou o político durante um ato para celebrar os nove anos da missão cubana de saúde estabelecida na Venezuela, como parte dos acordos entre ambos os países. Chávez celebrou os nove anos da missão em sua conta de Twitter.

Segundo Jaua, nos nove anos do programa social estabelecido entre Cuba e Venezuela, ocorreram 745 milhões de consultas e 1,9 milhão de pacientes ingressaram em centros médicos. Além disso, houve 36 milhões de consultas oftalmológicas e 676.790 intervenções cirúrgicas em pessoas com pouco recurso.

Cuba mantém cerca de 45 mil médicos, professores e atletas na Venezuela por causa do acordo. O país sul-americano retribui com o envio de 100 mil barris de petróleo diários à ilha caribenha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]