• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hu­­­­go Chávez, afirmou ontem que os líderes militares devem estar preparados pa­­ra um possível enfrentamento armado contra a Colômbia e que os soldados devem fi­­car atentos se os Estados Uni­­dos estão tentando provocar uma guerra entra os dois vizinhos.

"A melhor forma de se evitar a guerra é se preparar para ela", disse Chávez durante seu programa semanal de rádio e televisão, Alô Presidente.

Chávez disse a seus simpatizantes que o presidente dos Es­­tados Unidos, Barack Oba­­ma, está influenciando o governo colombiano e advertiu Obama para que evite utilizar seus aliados em Bogotá na tentativa de criar uma ofensiva militar contra a Venezuela.

"Senhor presidente Obama, não vá cometer o erro de realizar uma agressão contra a Ve­­ nezuela por meio da Colôm­­bia", afirmou o líder venezuelano.

Hugo Chávez está preocupado com o acordo firmado no final de outubro entre Bogotá e Wa­­shington, que dá às Forças Ar­­madas norte-americanas acesso a sete bases colombianas.

Durante seu discurso, Chá­­vez repetiu a acusação de que os Estados Unidos podem utilizar essas bases como plataforma para iniciar ataques contra o seu país e para tomar o controle de suas enormes reservas de petróleo.

A crise diplomática entre Colômbia e Venezuela se aprofundou nas duas últimas semanas, quando dois militares ve­­nezuelanos foram assassinados no estado fronteiriço de Táchira por supostos paramilitares.

Depois do incidente, a venezuelana enviou 15 mil soldados para reforçar a guarda nas fronteiras com a Colômbia e o Bra­­sil, sob o argumento de intensificar as operações contra o narcotráfico e a extração ilegal de minérios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]