• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou nesta quinta-feira de "estúpida" a realização de uma passeata mundial contra ele, convocada por um grupo de colombianos em vários países para protestar contra a sua política externa.

A manifestação ocorrerá na sexta-feira em lugares tão díspares quanto Melbourne, Las Vegas, Tegucigalpa e Vancouver, sob o lema "No más Chávez" ("Chega de Chávez").

"Vejo que estão convocando uma marcha mundial contra Chávez. Eu digo: que coisa tão estúpida!", afirmou o presidente socialista na Síria, por onde passou durante uma viagem por diversos países com credenciais democráticas questionáveis, como Líbia, Irã, Rússia, Belarus e Argélia.

A mobilização para as passeatas foi feita por intermédio da Internet, por um grupo no site Facebook (www.facebook.com/nomaschavez) com quase 500 mil membros e um canal no Twitter (twitter.com/NoMasChavez) com mais de 3 mil seguidores.

"Estamos cansados de que o presidente Hugo Chávez nos insulte, insulte a América Latina e o mundo, trate de nos impor por meio de mentiras, medo e má educação sua revolução anacrônica e delirante", de acordo com a página dos organizadores (www.nomaschavez.org).

Chávez está novamente em atrito com seu homólogo colombiano, Álvaro Uribe, devido à ampliação da cooperação militar entre Bogotá e Washington, que o presidente venezuelano vê como uma "ameaça" ao seu projeto socialista.

"Vá e marche contra Chávez, porque não é contra Chávez, é contra os povos", desafiou o presidente em entrevista coletiva transmitida pelo canal de televisão Telesur.

Seguidores de Chávez, que diz realizar uma revolução socialista, prometem realizar passeatas alternativas na sexta-feira para demonstrar que Chávez, além de ser popular na Venezuela, também tem uma boa imagem no exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]