• Carregando...

Caracas – A Venezuela espera assinar a constituição de seu propagado Banco do Sul no dia 26 de junho, dia do início da Copa América de futebol que ocorrerá pela primeira vez no país, disse na ontem um membro do governo. Brasil, Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela decidiram na semana passada impulsionar a criação de um banco de desenvolvimento e um fundo de estabilização para blindar financeiramente a América do Sul e deixá-la livre de outros organismos multilaterais.

Essa posição difere da idéia venezuelana de criar apenas uma instituição bancária regional. O ministro de Finanças da Venezuela, Rodrigo Cabezas, disse em um comunicado que Argentina e Bolívia manifestaram sua adesão ao mecanismo regional e que Brasil, Equador e Paraguai têm "disposição para se incorporar".

Cabezas disse desejar que a assinatura da ata de conformação oficial do banco coincida com a inauguração do torneio futebolístico. "Desejamos dar a grande notícia aos povos da América do Sul no próximo dia 26 de junho", disse ele em comunicado. "Esse evento.unificará a todos os povos da América do Sul, e por tal motivo convidamos seus governos para que venham assinar a ata constitutiva", disse em comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]