• Carregando...

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira esperar que o Conselho de Segurança da entidade reflita a vontade internacional ao deliberar sobre um projeto de resolução que pede ao presidente sírio, Bashar al-Assad, que deixe o poder.

Após uma repressão brutal de Assad sobre manifestantes anti-governo, a Liga Árabe, apoiada por Estados Unidos, França e Grã-Bretanha, vai pedir ao Conselho nesta terça-feira que adote a resolução. A Rússia, um dos poucos aliados da Síria, se opõe, alegando que a resolução poderia abrir caminho para uma intervenção militar na Síria.

"Eu sinceramente espero que o Conselho de Segurança esteja unido e fale de forma coerente refletindo a vontade da comunidade internacional", disse Ban a repórteres na capital jordaniana. "Isto é crucialmente importante."

A China, que como a Rússia tem poder de veto no Conselho, também tem reservas sobre o projeto. Rússia e China vetaram uma resolução europeia, elaborada em outubro, que condenou a Síria e a ameaçou com sanções.

"Eu não acho que podemos continuar assim", disse Ban.

A repressão da Síria contra os manifestantes e os combatentes anti-governo segue, apesar de uma missão de monitoramento da Liga Árabe, agora suspensa, e um ação é necessária para interromper o derramamento de sangue, disse Ban.

Mais de 5 mil pessoas foram mortas na revolta até meados de dezembro, segundo o escritório da Alta Comissária para Direitos Humanos da ONU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]