• Carregando...
Policiais são mobilizados após atentado contra o chefe da polícia da Cidade do México, Omar García Harfuch, 26 de junho de 2020
Policiais são mobilizados após atentado contra o chefe da polícia da Cidade do México, Omar García Harfuch, 26 de junho de 2020| Foto: PEDRO PARDO / AFP

O chefe da polícia da Cidade do México foi baleado em tentativa de assassinato nesta sexta-feira (26). Dois de seus agentes de segurança e uma mulher que passava pelo local foram mortos no atentado, feito por dezenas de homens armados. Omar García Harfuch levou três tiros e culpou o Cartel da Nova Geração de Jalisco pelo ataque.

O atentado ocorreu por volta das 6:30 (horário local) da manhã de hoje em um bairro nobre da capital mexicana e foi capturado por câmeras de vídeo.

A chefe de governo da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, disse que Harfuch está bem e fora de perigo. Ele foi levado de helicóptero a um hospital. "O que aconteceu tem a ver com o grande trabalho que a Secretaria de Segurança Cidadã está realizando para garantir a paz e a tranquilidade na cidade, em coordenação com forças federais", disse Sheinbaum pelo Twitter nesta tarde.

O próprio chefe da polícia enviou uma mensagem pelo Twitter falando sobre o ataque. "Esta manhã fomos covardemente atacados pelo CJNG, dois companheiros e amigos meus perderam a vida, tenho três impactos de bala e vários estilhaços", disse Harfuch. "Nossa nação tem que continuar fazendo frente à covarde delinquência organizada".

Segundo a imprensa local, duas caminhonetes fecharam o carro onde estava Harfuch e seus seguranças. Nos veículos estava um grupo de sicários, cerca de 25 pessoas, que começaram a atirar. Centenas de cartuchos ficaram no local do crime.

O chefe da polícia seguia em um veículo blindado para o centro da cidade onde teria uma reunião com a chefe do governo, Claudia Sheinbaum.

As imagens das câmeras de vigilância da região indicam que membros do Cartel Jalisco Nova Geração aguardavam a autoridade desde as 4 horas da madrugada.

A promotoria da Cidade do México disse que os criminosos usaram um fuzil Barrett calibre .50 no atentado, uma poderosa arma militar capaz de perfurar estruturas blindadas, similar à usada na operação do Cartel de Sinaloa que libertou Ovidio Guzmán, filho do narcotraficante El Chapo, da detenção do Exército Mexicano em fevereiro. O governo mexicano apreende em média seis fuzis desse tipo de grupos do crime organizado, segundo o Infobae.

Segundo as autoridades locais, 12 pessoas foram presas por envolvimento no ataque; algumas foram detidas no local e outras após análise das imagens em vídeo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]