i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Violência

Chefe da polícia da Cidade do México sofre atentado a tiros e sobrevive

  • PorGazeta do Povo
  • 26/06/2020 18:40
Policiais são mobilizados após atentado contra o chefe da polícia da Cidade do México, Omar García Harfuch, 26 de junho de 2020
Policiais são mobilizados após atentado contra o chefe da polícia da Cidade do México, Omar García Harfuch, 26 de junho de 2020| Foto: PEDRO PARDO / AFP

O chefe da polícia da Cidade do México foi baleado em tentativa de assassinato nesta sexta-feira (26). Dois de seus agentes de segurança e uma mulher que passava pelo local foram mortos no atentado, feito por dezenas de homens armados. Omar García Harfuch levou três tiros e culpou o Cartel da Nova Geração de Jalisco pelo ataque.

O atentado ocorreu por volta das 6:30 (horário local) da manhã de hoje em um bairro nobre da capital mexicana e foi capturado por câmeras de vídeo.

A chefe de governo da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, disse que Harfuch está bem e fora de perigo. Ele foi levado de helicóptero a um hospital. "O que aconteceu tem a ver com o grande trabalho que a Secretaria de Segurança Cidadã está realizando para garantir a paz e a tranquilidade na cidade, em coordenação com forças federais", disse Sheinbaum pelo Twitter nesta tarde.

O próprio chefe da polícia enviou uma mensagem pelo Twitter falando sobre o ataque. "Esta manhã fomos covardemente atacados pelo CJNG, dois companheiros e amigos meus perderam a vida, tenho três impactos de bala e vários estilhaços", disse Harfuch. "Nossa nação tem que continuar fazendo frente à covarde delinquência organizada".

Segundo a imprensa local, duas caminhonetes fecharam o carro onde estava Harfuch e seus seguranças. Nos veículos estava um grupo de sicários, cerca de 25 pessoas, que começaram a atirar. Centenas de cartuchos ficaram no local do crime.

O chefe da polícia seguia em um veículo blindado para o centro da cidade onde teria uma reunião com a chefe do governo, Claudia Sheinbaum.

As imagens das câmeras de vigilância da região indicam que membros do Cartel Jalisco Nova Geração aguardavam a autoridade desde as 4 horas da madrugada.

A promotoria da Cidade do México disse que os criminosos usaram um fuzil Barrett calibre .50 no atentado, uma poderosa arma militar capaz de perfurar estruturas blindadas, similar à usada na operação do Cartel de Sinaloa que libertou Ovidio Guzmán, filho do narcotraficante El Chapo, da detenção do Exército Mexicano em fevereiro. O governo mexicano apreende em média seis fuzis desse tipo de grupos do crime organizado, segundo o Infobae.

Segundo as autoridades locais, 12 pessoas foram presas por envolvimento no ataque; algumas foram detidas no local e outras após análise das imagens em vídeo.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Destemido

    ± 3 horas

    Mexico é um narcoestado. No hay deudas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Montenegro

      ± 10 horas

      Uma sociedade que é leniente com criminosos e atura autoridades corruptas, invariavelmente trilha o mesmo caminho do México.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.