Pessoas caminham pelo distrito “Little Africa” em Guangzhou, capital da província de Guangdong, no sul da China.| Foto: Fred DUFOUR/AFP
Ouça este conteúdo

Um vídeo que circula nas redes sociais causou indignação ao mostrar um aviso que estava sendo exibido em um restaurante da rede McDonald's na cidade de Guangzhou, na China, o qual dizia que "pessoas negras não estavam autorizadas a entrar no restaurante" devido ao novo coronavírus.

CARREGANDO :)

Nesta cidade do sul da China, africanos estão sendo discriminados por terem sido associados a casos de Covid-19, segundo relatos da imprensa internacional e das autoridades de países africanos. Alguns foram despejados de suas casas e sequer conseguiram um quarto de hotel para dormir. A tensão racial colocou a China em uma situação diplomática delicada com vários países da África.

Publicidade

Segundo a BBC e a AFP, o McDonald's na China pediu desculpas e disse que fechou a unidade temporariamente. A proibição da entrada de pessoas negras no estabelecimento "não é representativa de nossos valores de inclusão", alegou a empresa. "Como parte do fechamento temporário deste restaurante, aproveitaremos a oportunidade para educar gerentes e funcionários sobre nossos valores, o que inclui servir a todos os membros das comunidades em que operamos", diz a nota do McDonald's na China, que pertence majoritariamente a três empresas chinesas desde 2017.

No sábado, a Embaixada dos Estados Unidos na China alertou que "a polícia [chinesa] ordenou que bares e restaurantes não atendessem clientes que parecem ser de origem africana" e que as autoridades locais estariam obrigando a realização de testes para Covid-19 e auto-isolamento para qualquer pessoa com contatos africanos''. Os EUA disseram também, em uma declaração intitulada "Discriminação contra afro-americanos em Guangzhou", que "afro-americanos relataram que algumas empresas e hotéis se recusam a fazer negócios com eles".

Mais de 13 mil africanos vivem em Guangzhou, mas menos da metade permaneceu lá depois que a epidemia de coronavírus teve início, segundo autoridades da cidade. Entre os que ficaram, cerca de 4.600 foram testados para o coronavírus depois que cinco nigerianos ligados a um restaurante de Guangzhou foram diagnosticados com a doença. Deste total, 111 testaram positivo para novo coronavírus.

"Nós fornecemos aos cidadãos africanos os mesmos procedimentos de teste de ácido nucleico que fazemos para chineses e outros estrangeiros", disse Chen Yongqiu, vice-chefe de polícia de Guangzhou, à imprensa. "Designamos os mesmos hotéis de quarentena e funcionários. Não há discriminação ou racismo", alegou.

Crise diplomática

A China tenta conter uma segunda onda de epidemia de coronavírus e têm adotado regras rígidas para estrangeiros, enquanto libera lentamente as restrições de mobilidade para a retomada da economia. No entanto, os testes em massa realizados em africanos exacerbaram as tensões entre a população local e a comunidade de estrangeiros na cidade e em todo o país.

Publicidade

Na semana passada, autoridades africanas confrontaram a China publicamente por racismo. Diplomatas africanos em Pequim se encontraram com funcionários do Ministério das Relações Exteriores da China e "declararam em termos muito fortes sua preocupação e condenação das experiências perturbadoras e humilhantes às quais nossos cidadãos foram submetidos", segundo comunicado da embaixada da Serra Leoa em Pequim, publicado na sexta-feira (10).

Diplomatas chineses negaram qualquer maus-tratos, racismo e xenofobia contra africanos que vivem na China. Porém, o Ministério de Relações Exteriores da China garantiu nesta segunda-feira (13) que as autoridades de Guangdong, província onde está localizada Guangzhou, estavam "melhorando medidas e gradualmente levantariam restrições à gestão da saúde sobre cidadãos africanos, exceto aqueles que estavam infectados, seus contatos próximos e casos suspeitos". A declaração foi dada depois de uma reunião com mais de 20 embaixadores de países africanos.