• Carregando...

A China informou nesta quinta-feira que uma delegação da oposição síria visitou o país nesta semana e se reuniu com um vice-chanceler, no primeiro contato desse tipo a ser relatado por Pequim, depois do veto chinês a uma resolução da ONU contra o governo de Damasco.

A delegação do grupo de oposição Corpo Nacional de Coordenação Síria para a Mudança Democrática, comandada por Hassan Mana, passou quatro dias na China e foi embora na quinta-feira, segundo Liu Weimin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

O grupo se reuniu com o vice-chanceler Zhai Jun e com outros diplomatas de alto escalão.

"Os dois lados trocaram opiniões sobre a atual situação na Síria, e a China explicou seus princípios e sua posição... e pediu a todos os lados que parem imediatamente a violência", disse Liu.

"O governo Sírio deve cumprir seriamente suas promessas, iniciando urgentemente um processo inclusivo de reformas que tenha ampla participação, e resolvendo disputas e conflitos via conversas e consultas", disse o porta-voz, reiterando a amizade da China com o povo sírio.

"A China está disposta a manter contatos e comunicações com grupos relevantes da oposição síria, está disposta a pressionar e encorajar o diálogo e a fazer grandes esforços para melhorar a situação", afirmou o porta-voz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]