• Carregando...
eua china
Os Estados Unidos ordenaram que a China fechasse seu consulado em Houston na última semana.| Foto: JASON LEE / POOL / AFP

Uma pesquisadora chinesa foi presa por autoridades dos EUA, acusada de esconder sua ligação com as forças armadas da China em seu pedido de visto de trabalho. Juan Tang, de 37 anos, está detida na Califórnia e será indiciada por fraude na próxima segunda-feira (27). É mais um capítulo das tensões geopolíticas entre os governos de Washington e Pequim.

A pesquisadora Juan Tang está entre os quatro cidadãos da China acusados de espionagem pelo Departamento de Justiça dos EUA na última quinta-feira (23), ao esconderem suas ligações com o exército chinês.

De acordo com a pasta, a pesquisadora omitiu sua ligação com as forças armadas ao pedir o visto para trabalhar em uma universidade americana, em outubro de 2019, e também em depoimento ao FBI, meses depois.

Os agentes federais revisaram fotos de Juan em publicações chinesas, vestindo uniforme militar, para confirmar a acusação. O Departamento de Justiça acredita que a pesquisadora estava planejando pedir proteção ao consulado da China em São Francisco com a deterioração na relação das relações diplomáticas entre os dois países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]