i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Retaliação

China fecha consulado dos EUA em Chengdu

    • Gazeta do Povo
    • 24/07/2020 07:12
    consulado eua china
    Arquivo: policial paramilitar chinês, na entrada do consulado dos EUA em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China| Foto: GOH Chai Hin/AFP

    A China deu 72 horas para que os diplomatas americanos deixem o consulado dos Estados Unidos em Chengdu, na província de Sichuan. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) em retaliação à ordem dos EUA para o fechamento do consulado chinês em Houston, Texas, no início da semana.

    "A medida adotada pela China é uma resposta legítima e necessária ao ato injustificado dos EUA. Está em conformidade com o direito internacional, as normas básicas das relações internacionais e as práticas diplomáticas costumeiras", afirmou o Ministério das Relações Exteriores da China em comunicado.

    O consulado dos EUA em Chengdu era o que estava mais ao oeste entre os demais escritórios diplomáticos americanos na China. Segundo o South China Morning Post, era a única missão diplomática dos EUA que supervisionava a região sudoeste, que inclui o Tibete, Chongqing e as províncias de Sichuan, Yunnan e Guizhou. Apesar da pressão americana, o governo chinês nunca deixou que os EUA estabelecessem um consulado no Tibete.

    "A situação atual nas relações China-EUA não é o que a China deseja ver, e os EUA são responsáveis por tudo isso. Mais uma vez, exortamos os EUA a revogar imediatamente sua decisão errada e a criar as condições necessárias para retomar o relacionamento bilateral", continua o texto, que também acusa os EUA de violar o direito internacional, as normas básicas das relações internacionais e os termos da Convenção Consular China-EUA.

    As autoridades dos Estados Unidos acusam a China de roubar propriedade intelectual e violar a privacidade do povo norte-americano. O senador republicano Marco Rubio chegou a dizer que o consulado chinês em Houston funcionava como um centro de espionagem e, em um discurso nesta quinta-feira, o secretário de Estado, Mike Pompeo, reforçou essa alegação, afirmando que o consulado servia como "um centro de espionagem e roubo de propriedade intelectual".

    3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 3 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • G

      Gilberto Hey

      ± 0 minutos

      Governo chinês aproveitando a crise por eles iniciada para massacrar etnias minoritárias, destruir culturas, acabar com em definitivo com qualquer religião , expandir a aquisição de empresas no ocidente e continuar roubando tecnologias e informações sigilosas, expandindo o maldito comunismo totalitário pelo mundo. Esse é o globalismo atual . Ocidente tem que mover uma campanha de boicote aos produtos chineses.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Salo

        ± 4 horas

        Recado ao mundo Deixem de comprar produtos da China.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.