• Carregando...
A professora Wang Zheng é uma das fundadoras do novo partido | Arquivo pessoal/Reuters
A professora Wang Zheng é uma das fundadoras do novo partido| Foto: Arquivo pessoal/Reuters

Aliados políticos do ex-dirigente comunista Bo Xilai, condenado num escândalo de corrupção, anunciaram a criação de um novo partido político na China, o Zhi Xian (Constituição Suprema), o que é raro no país. A criação, porém, apresenta pouco risco para o Partido Co­munista, que monopoliza a política chinesa.

A fundação do Zhi Xian ocorreu na quarta-feira, antes da abertura da plenária do Partido Comunista Chinês. "O objetivo do nosso partido é proteger a autoridade da Constituição", disse Wang Zheng, professora do Instituto de Economia de Pequim e uma das fundadoras. Segundo Zheng, Bo Xilai foi nomeado presidente vitalício do partido, mas à revelia e sem o seu consentimento expresso.

De acordo com Xu Hua, um dos membros do partido, os correligionários nunca se encontraram pessoalmente. Todas as discussões ocorreram por e-mail e por um sistema de mensagens por celular. Zheng, no entanto, diz que a criação do partido teve mais participantes do que a do Partido Comunista, criado em 1921 numa reunião de 20 pessoas.

O governo permite a criação de partidos políticos pequenos, mas na prática eles funcionam como linha auxiliar do Partido Comunista. Já houve pessoas presas por participarem de partidos políticos não autorizados, sob a acusação de "subverter o poder".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]