• Carregando...

A China lançou nesta sexta-feira (1º) uma sonda lunar não tripulada, no passo mais recente de um ambicioso programa espacial que tem como objetivo levar um astronauta à Lua em menos de dez anos. A sonda Chang'e II foi disparada e colocada em órbita por um foguete longa marcha 3C, a partir do local de lançamento na província de Sichuan, de acordo com imagens exibidas pela televisão estatal China Central Television.

A sonda deverá testar tecnologia em preparação para uma outra missão não tripulada que irá à Lua em 2012. A China pretende lançar em 2017 uma missão tripulada à Lua. Os outros planos espaciais chineses incluem o lançamento do primeiro módulo para uma futura estação espacial do país no próximo ano, além de uma nave tripulada para abordar o módulo no espaço, em uma etapa posterior.

A China lançou seu primeiro voo espacial tripulado por um astronauta em 2003, juntando-se à Rússia e aos Estados Unidos no grupo dos únicos países que realizaram viagens espaciais tripuladas por humanos. Em 2008, um astronauta chinês realizou sua primeira caminhada espacial.

A agência de notícias Xinhua informou que a Chang'e II entrará em órbita lunar a 15 quilômetros da superfície do satélite. A sonda filmará também o lugar previsto para o pouso da outra sonda, a Chang'e III, em 2012. Após isso, a Chang'e II entrará em órbita a uma altura maior e fotografará a superfície lunar. A sonda foi chamada de Chang'e porque esse era o nome da deusa da Lua na mitologia chinesa antiga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]