Daryl Morey, gerente geral do Houston Rockets| Foto: Bob LEVEY/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

O executivo da NBA (Associação Nacional de Basquete dos EUA) Daryl Morey desencadeou um incidente internacional neste fim de semana ao demonstrar apoio aos manifestantes pró-democracia em Hong Kong, enfurecendo torcedores de basquete chineses - e empresários.

CARREGANDO :)

Morey é gerente geral do Houston Rockets, que está no Japão para dois jogos da pré-temporada contra o Toronto Raptors. Ele postou uma imagem em sua conta do Twitter, na sexta-feira, com a mensagem: "Lute pela liberdade. Fique com Hong Kong". Sua conta foi rapidamente bombardeada por respostas raivosas antes que ele excluísse a mensagem.

Alguns usuários das redes sociais pediram que Morey, que está no Rockets desde 2006, seja demitido. Outros responderam saudando seu apoio aos manifestantes de Hong Kong, que começaram a manifestar-se em junho contra a crescente influência da China na política da cidade autônoma.

Publicidade

Mas as consequências estavam apenas começando. Os Rockets são uma das equipes mais populares da NBA na China, já que recrutaram a lenda chinesa do basquete Yao Ming em 2002. Além disso, a franquia da NBA na China aposta em vários esforços de marketing voltados ao público chinês - a liga lançou a NBA China para gerenciar suas operações no país em 2008. Mais de 600 milhões de fãs na China consumiram conteúdo da NBA durante a temporada 2017-18.

A Associação Chinesa de Basquete e a Tencent Sports, detentora de direitos da NBA na China, anunciaram que cortariam laços com o Rockets, em declarações traduzidas pelo repórter Yu Fu. Os patrocinadores chineses do Rockets teriam seguido o exemplo, assim como o Consulado Chinês em Houston, que instou a franquia a "corrigir o erro e tomar medidas concretas imediatas para eliminar o impacto adverso" do tuíte de Morey.

A equipe publicou um comunicado no domingo: "Reconhecemos que as opiniões expressas pelo gerente geral do Houston Rockets, Daryl Morey, ofenderam profundamente muitos de nossos amigos e fãs na China, o que é lamentável. Embora Daryl tenha deixado claro que seu tuíte não representa os Rockets ou a NBA, os valores da liga apoiam os indivíduos para se educar e compartilhar suas opiniões sobre assuntos importantes para eles. Temos um grande respeito pela história e cultura da China e esperamos que o esporte e a NBA possam ser usados ​​como uma força unificadora para superar as diferenças culturais e aproximar as pessoas".

Morey também divulgou um comunicado, dizendo que "não pretendia ofender os fãs e amigos do Rockets" na China.

Publicidade