• Carregando...

A ministra do Interior cipriota, Eleni Mavrou, afirmou nesta segunda-feira (23) em Nicósia que o Chipre está pronto para receber dezenas de milhares de cidadãos europeus e de outros países no caso de uma evacuação em massa da Síria, onde o conflito entre o regime de Bashar al Assad e a rebelião está cada vez mais violento.

Em entrevista coletiva à margem de uma reunião informal dos ministros de Justiça e Interior da União Europeia (UE) em Nicósia, Eleni Mavrou explicou que seu país atuará como ponte para a repatriação dos refugiados, "se a situação exigir".

A ministra lembrou nesse contexto a experiência do Chipre na evacuação de 80 mil pessoas do Líbano durante a guerra entre Israel e a milícia libanesa xiita Hezbollah em 2006.

Em caso de uma deterioração da situação na Síria, o Chipre acolherá os refugiados em instalações apropriadas durante alguns dias para depois facilitar seu transporte aos países de origem, indicou Eleni Mavrou.

O Chipre está a 105 quilômetros ao oeste da Síria, de onde já fugiram cerca de 80 mil pessoas para países vizinhos.

Segundo a ministra cipriota, por enquanto há 48 mil refugiados sírios na Turquia, enquanto outros 30 mil se encontram distribuídos entre o Líbano, Iraque e Jordânia.

Destas pessoas deslocadas, 75% são mulheres e crianças, explicou Eleni Mavrou, cujo país preside neste semestre a UE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]