Rebeldes de Darfur atacaram um comboio de suprimentos do exército sudanês no reduto montanhoso de Jabel Marra, dos rebeldes, deixando pelo menos 17 mortos, informaram os militares.

CARREGANDO :)

Não foi possível obter declarações imediatas do grupo rebelde citado pelos militares - uma facção do Exército de Libertação do Sudão (SLA) leal a Abdel Wahed al-Nur, que abandonou negociações de paz em 2006 e desde então se recusou a voltar.

Os combates continuam há oito anos no remoto território a oeste do país, diante de uma série de tréguas fracassadas, pressões internacionais e campanhas lançadas por celebridades ativistas.

Publicidade

"O exército foi atacado por uma força de Abdel Wahed em Rokoro na terça-feira. O exército obrigou os rebeldes a recuarem. Foram mortos cerca de 15 rebeldes e dois membros do exército sudanês," disse o porta-voz militar Al-Sawarmi Khaled.

Segundo Khaled, o exército estava levando equipamentos militares para sua base em Rokoro, na região de Jabel Marra, um território no centro de Darfur que é um dos principais redutos remanescentes do SLA.

O grupo rebelde, formado em sua maioria por não árabes, lançou a revolta de Darfur juntamente com o insurgente Movimento de Justiça e Igualdade, em 2003, acusando o governo sudanês de privar a região de recursos.

O governo mobilizou tropas e milícias sobretudo árabes para esmagar o levante.

Veja também
  • Complexo da ONU no Sudão recebe 300 refugiados
  • Opositor diz que Sudão pode enfrentar distúrbios
  • Rebeldes aceitam proposta de paz do governo do Sudão
  • Tropas do Sudão matam 40 rebeldes em Darfur
  • Decisão sobre independência será respeitada, diz Al-Bashir
  • Combates em Darfur forçam 12 mil a fugir para assentamentos
Publicidade