• Carregando...
Homem observa destruição causada por enchente em Villahermosa: pontes quebradas atrasaram chegada de socorro | Luis Lopez/Reuters
Homem observa destruição causada por enchente em Villahermosa: pontes quebradas atrasaram chegada de socorro| Foto: Luis Lopez/Reuters
  • Onde fica

Cidade do México - O deslizamento de um monte no estado de Oaxaca, no sul do México, mobilizou autoridades estaduais e federais mexicanas no que parecia ser uma tragédia de grande magnitude, com centenas de mortos, mas no decorrer do dia os relatórios do governo mexicano passaram a indicar que os prejuízos e o número de vítimas poderão ser bem menores do que foi inicialmente estimado. No final da tarde, o governador de Oaxaca, Ulises Ruiz, disse que as autoridades confirmaram o desaparecimento de 11 pessoas e a possível morte de 4 no deslizamento, que atingiu a cidade de Santa María de Tla­­huitol­­tepec.

O presidente do México, Feli­­pe Calderón, informou via Twit­­ter que o comandante da região militar de Oaxaca chegou a pé ao local mais atingido, com 30 soldados, dizendo que a região "re­­porta sérios danos, mas talvez não da magnitude estimada".

Antes, Ruiz havia dito à emissora Televisa que um pedaço de um monte havia se desprendido e soterrado entre 100 e 300 casas. Ele disse que no local viviam en­­tre 500 e mil pessoas, por isso o temor era de que centenas de pessoas tivessem sido soterradas.

Um funcionário da Defesa Ci­­vil de Oaxaca disse que houve outro deslizamento na comunidade de Villa Hidalgo, onde uma pessoa faleceu. Mas as as autoridades consideram que Santa Ma­­ría de Tlahuitoltepec foi o vilarejo mais afetado.

O local

Santa Maria de Tlahuitolpetec é uma comunidade rural montanhosa de cerca de 9 mil. A cidade, assim como o resto da região, tem sido atingida por fortes chuvas na última semana.

O governador Ulises Ruiz disse que o deslizamento ocorreu aproximadamente às 4h (6h em Brasília), enquanto a maioria dos moradores estava em suas casas dormindo.

Ruiz atribui o deslizamento aos dias de chuvas fortes em toda a região de Sierra Juarez. As equipes de resgate tiveram dificuldade em chegar ao local já que as chuvas isolaram vários municípios da região e destruíram estradas, incluindo a que liga Ayutla e Tlahuitoltepec Mixes.

O mau tempo remanescente da passagem da tempestade tropical Matthew, que provocou trasbordamento de vários rios e deixou cerca de 30 povoados isolados, deve trazer mais chuva por pelo menos mais dois dias na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]