• Carregando...
Evacuados emergencialmente, australianos se abrigam no Centro Comercial de Earville, em Cairns | Paul Crock / AFP
Evacuados emergencialmente, australianos se abrigam no Centro Comercial de Earville, em Cairns| Foto: Paul Crock / AFP
  • Veja que o ciclone provoca destruição na costa nordeste da Austrália

Cairns - Um enorme ciclone atingiu a costa nordeste da Austrália nas primeiras horas da quinta-feira (no fuso local), arrancando telhados, derrubando árvores e cortando o fornecimento de energia elétrica a milhares de pessoas, na mais poderosa tempestade a atingir a região em quase um século.

O olho do ciclone Yasi tocou a terra firme no balneário de Mis­­sion, no estado de Queens­­land, atingindo a costa no local que é conhecido pelos turistas como o ponto de partida para visitar a Grande Barreira de Recifes da Austrália. O ciclone chegou com ventos com velocidade de 300 quilômetros por hora.

Yasi atinge uma região já castigada por fortes enchentes no mês passado, que mataram 35 pessoas e inundaram centenas de cidades e comunidades.

O ciclone chegou à terra numa região ao norte da área mais devastada pelas enchentes em Queens­­land, mas os serviços de meteorologia alertam que a tempestade poderá provocar chuvas no estado inteiro de Queensland.

"Esse é um ciclone muito intenso e selvagem", disse a premiê da Austrália, Julia Gillard, em coletiva de imprensa na televisão na­­cional.

"As pessoas enfrentarão horas realmente assustadoras pela fren­­te". Mais de 10 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco e estão em 20 centros de abrigo, numa faixa costeira de 500 quilômetros. Os ventos do ciclone castigaram a costa por cerca de 4 ho­­ras, embora as chuvas devam durar mais de 24 horas.

Queensland

A tormenta lançará 700 milímetros de chuva na costa, previu o Escritório de Meteorologia do país. Poucas horas antes da chegada do ciclone, as autoridades disseram que era tarde para os moradores esvaziarem suas casas. A polícia impediu o acesso de pessoas ao centro de Cairns, afirmando que ele já estava cheio.

A primeira-ministra de Que­­ensland, Anna Bligh, disse que o último ciclone dessa força que passou pelo estado ocorreu em 1918. "É uma tormenta tão grande, um monstro, uma tormenta assassina, que não so­­mente os que estarão diretamente em seu caminho estão em risco", advertiu ela. Cairns, com 164 mil habitantes, é uma cidade localizada em frente à costa de Queens­­land. A previsão é que seja a área mais afetada pela tormenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]