• Carregando...

Os cidadãos latino-americanos atualmente desejam ter mais mobilidade social, maior inclusão e proteção, declara em entrevista à Agência Efe a secretária-executiva da Secretaria Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.

"Eu acho que esta é uma reivindicação válida, já que a região possui espaço para avançar neste aspecto", acrescenta Alicia. No entanto, a Cepal "não avaliou em profundidade" se as políticas para ajudar a superação da pobreza da sociedade podem contribuir para reduzir a violência e a instabilidade social em alguns países.

O fato é que a América Latina ainda possui 177 milhões de pobres, dos quais 70 milhões são considerados indigentes. Esses números evidenciam que "existe zonas de pobreza extrema que temos que atender ", exalta a secretária-executiva da Cepal.

No último ano, a América Latina, um subcontinente de 577 milhões de habitantes, reduziu em sete milhões o número de pobres, dos quais três milhões se encontravam na indigência, segundo o Panorama Social 2011 que foi apresentado pela Cepal nesta semana no Chile.

Segundo Alicia Bárcena, essa "evolução" é fundamentalmente uma consequência dos investimentos, da criação de emprego e das transferências de recursos públicos em países como a Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

"Em geral, a região não está mal. O desemprego neste ano é de 7,1%, e no ano passado era de 7,3%. Quando explodiu a crise mundial, em 2008, a média de desemprego foi de 8,2%", explica Alicia. "Os Governos latino-americanos investiram de forma muito importante para atender à população mais pobre", completa.

Apesar de saber que os planos para fazer frente à crise funcionaram, Alicia acredita que "a solução definitiva é a criação de emprego formal, algo realmente produtivo".

Com um crescimento de 4,4% neste ano, a economia latino-americana segue apresentando mostras de vigor. Porém, este panorama poderia começar a mudar a partir do ano que vem. "Este ano vamos seguir crescendo. Mas, no próximo, podemos começar a sentir algumas dificuldades", admite.

"A política de redistribuição de renda é extremamente importante neste aspecto, algo que atende diretamente as famílias mais pobres", sustenta a secretária-executiva da Cepal.

A luta contra a pobreza marca diferenças notáveis entre os países latino-americanos. De um lado estão os países caribenhos e centro-americanos, mais atrasados, e, do outro, o resto da região.

Além do Brasil, Argentina e Chile também há países como a Venezuela, que fez um enorme esforço para diminuir a pobreza e a indigência; Peru que no período entre 2002 e 2010 passou de 54,7% para 31,3% e a Bolívia, de 62,4% para 54%.

"A América Central continua tendo uma tarefa muito difícil", reconhece Alicia, que enfatiza que "a América Latina não é a região mais pobre do mundo, porém, possui a pior distribuição de renda". Quando a região sairá desta situação "é uma pergunta muito complexa", mas a Cepal busca maneiras para "superar esse desafio", assinala Alicia.

O aumento do gasto público, as transferências não contributivas e políticas de criação de emprego e proteção social são alguns dos avanços mais relevantes e nos quais os Governos, segundo Alicia Bárcena, devem perseverar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]