• Carregando...

Nações Unidas – Para evitar as piores conseqüências da mudança climática, os governos terão de canalizar mais dezenas de bilhões de dólares em pesquisas de energia limpa e impor restrições estritas às emissões de gases causadores do efeito estufa, segundo um relatório apresentado por um comitê de especialistas às Nações Unidas.

O gasto do governo americano em pesquisas científicas, por exemplo, deverá "pelo menos triplicar", disse um dos responsáveis pelo comitê.

O grupo conclui ainda que as Nações Unidas (ONU) precisam preparar-se melhor para socorrer dezenas de milhares de "refugiados ambientais", e as autoridades de todas as partes do mundo precisam começar a restringir a construção de imóveis em terrenos com menos de 1 metro de elevação acima do nível do mar.

O relatório, de 166 páginas e que passou dois anos em elaboração prevê um século 21 turbulento, com oceanos em elevação, secas disseminadas, doenças, fortes tempestades e danos à agricultura, às florestas, à pesca e a outros setores da economia.

"O desafio de deter a mudança climática tem de ser enfrentado pela civilização", diz o relatório, elaborado por 18 cientistas de 11 países, que trabalharam a pedido da ONU e financiados pela grupo privado United Nations Foundation e pela Sigma Xi Scientific Research Society.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]