• Carregando...

Exploradores sempre buscaram a fonte da juventude. Mas agora pesquisadores americanos alegam ter chegado a algo tangível no que diz respeito à longevidade, ao afirmar que o sequenciamento genético pode prever se vamos ultrapassar a barreira dos cem anos.

Uma equipe de cientistas da Univer­­sidade de Boston desenvolveu uma análise do sistema genético pelo qual podem prever – com 77% de chances de acerto – se uma pessoa tem fortes chances de ter uma "longevidade excepcional", segundo um estudo publicado na edição de ontem da revista Science.

As previsões podem se resumir à presença de 150 variantes genéticas, chamados de poliformismos de nucleotídeo único, que os pesquisadores descobriram ser comuns a idosos que vivem substancialmente mais do que a média da população. Eles destacaram que entre os indivíduos mais idosos do estudo – com 110 anos ou mais – 45% tinham a as­­sinatura genética. Segundo os autores, identificar tais variantes "pode ajudar a identificar subgrupos chave do envelhecimento saudável".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]