• Carregando...

Viena – O transplante de células produtoras de insulina provenientes de animais, incluídas em microcápsulas, pode vir a ser uma solução viável para os seres humanos com diabete voltarem a produzir insulina própria. Assim afirmaram cientistas da Universidade de Medicina de Graz e representantes de uma empresa de biotecnologia de Viena que realizaram com sucesso um estudo sobre o tema.

Os especialistas calculam que no mundo há cerca de 230 milhões de pessoas diagnosticadas com diabete. Segundo eles, mais de um terço daqueles que sofrem de diabete tipo 1, que se manifesta já na juventude, têm mal ajustado o nível de glicose no sangue e podem sofrer complicações no futuro.

As injeções de insulina usuais não dão resultados verdadeiramente satisfatórios, alertam os cientistas, por isso no mundo todo pesquisadores buscam um tratamento que restabeleça a produção de insulina própria nos doentes.

Até anos atrás, eram realizados transplantes experimentais de pâncreas ou de ilhotas de Langerhans – estruturas produtoras de insulina encontradas no pâncreas. Mas os testes eram limitados por causa da escassez de doadores e aos efeitos colaterais da imunossupressão, procedimento necessário após os transplantes. A especialista austríaca em patologia Carolin Lackner, da Universidade de Graz, e os co-autores do estudo publicaram na revista especializada Xenotransplantation os novos dados sobre o transplante de ilhotas de Langerhans em microcápsulas.

Os cientistas agruparam células produtoras de insulina obtidas do pâncreas de um hamster em microcápsulas de sulfato de celulose que isolam a estrutura mas deixam passar as moléculas e proteínas produzidas por ela.

Os especialistas constataram que as cápsulas não prejudicam o funcionamento das ilhotas produtoras de insulina. No futuro, portanto, esta técnica inovadora poderia ser passível de uso, posto que as cápsulas impedem o contato dos corpos estranhos ao organismo com o sistema imune humano, e com isso, evitam a destruição instantânea das ilhotas.

A empresa de biotecnologia austríaca tem preparado outras possibilidades de aplicação para as microcápsulas. No ano que vem, por exemplo, planeja um estudo em grande escala no qual pretende inserir nessas cápsulas um remédio contra o câncer de pâncreas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]