• Carregando...
O canal que ela trabalha é aliado do partido de extrema direita Jobbik, que possui ideias neonazistas, antissemitas e anti-imigração | Reprodução/Youtube
O canal que ela trabalha é aliado do partido de extrema direita Jobbik, que possui ideias neonazistas, antissemitas e anti-imigração| Foto: Reprodução/Youtube

Uma cinegrafista de um canal de TV nacionalista da Hungria foi flagrada chutando duas crianças refugiadas e fazendo um homem cair enquanto eles corriam da polícia em Roszke, logo após cruzarem na fronteira com a Sérvia.

As imagens foram gravadas pelo repórter alemão Stephan Richter, que divulgou o vídeo no Twitter nesta terça (8). Nos 20 segundos de imagem, Petra Laszlo aparece provocando a queda de um homem que levava uma menina.

Canção antinazismo de 1993 volta às paradas alemãs em apoio aos refugiados

Uma canção antinazismo de 1993 voltou às paradas alemãs em pleno 2015. Manifesto contra o extremismo, “Schrei Nach Liebe” (“Grito por Amor”, em uma tradução livre), da banda Die Ärzte, traça paralelos entre o cenário do país na década de 90 e a xenofobia de parte da população atual contra os refugiados que buscam asilo.

Leia a matéria completa

Veja o vídeo da cinegrafista chutando os refugiados

O refugiado cai sobre a criança que levava. Quando o estrangeiro foi reclamar com a cinegrafista húngara, ela estava filmando outro ponto da fuga dos refugiados. O vídeo provocou comoção na internet.

O canal que Laszlo trabalha é aliado do partido de extrema direita Jobbik, que possui ideias neonazistas, antissemitas e anti-imigração. A agremiação é a terceira maior do Parlamento e faz oposição ao primeiro-ministro Viktor Orban.

Petra Laszlo ainda não se pronunciou sobre o caso. O canal N1TV informou que a demitiu “por seu comportamento inaceitável”. “O emprego da cinegrafista foi retirado de forma imediata, o caso para nós está encerrado.”

Além de discursos feitos pelo líder do kojjbik, Gabor Vona, o site do canal traz outros textos críticos aos imigrantes. Em um deles, comparam a Hungria à base de Guantánamo, que abriga os presos por terrorismo dos EUA.

Partidos de centro e de esquerda iniciaram uma ação por violência contra a cinegrafista, que pode ser punida com até cinco anos de prisão. A Hungria é um dos países de passagem dos refugiados e dos imigrantes que vêm do Oriente Médio em direção ao norte da Europa.

O primeiro-ministro do país, Viktor Orban, é contra as cotas de refugiados por país da União Europeia e culpa a Alemanha pela chegada dos estrangeiros. Na semana passada, as estações de trem do país ficaram lotadas diante da negativa das autoridades locais de permitir sua passagem para outros países.

Depois de dias de confrontos com a polícia e de passarem fome e sede, os refugiados começaram a deixar o país e atravessar a fronteira com a Áustria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]