Mais de 4 milhões de novas infecções pelo HIV poderiam ser evitadas no leste e no sul da África até 2025 caso as taxas de circuncisão forem aumentadas em 80 por cento, afirmaram pesquisadores na terça-feira.

CARREGANDO :)

A ampliação dos serviços de circuncisão em 80 por cento para adultos e recém-nascidos na região também economizaria 20,2 bilhões de dólares em gastos com a saúde relacionados ao HIV entre 2009 e 2025, disseram eles.

"Com os recursos globais escassos, precisamos focar na expansão de métodos comprovados e com uma boa relação custo-benefício como a circuncisão masculina para evitar a transmissão do HIV", disse Krishna Jafa, especialista em HIV do grupo de assistência à saúde Population Services International (PSI), durante uma conferência sobre Aids em Viena.

Publicidade

As declarações de Jafa ecoaram às do ex-presidente norte-americano Bill Clinton e do filantropo Bill Gates, cujos discursos na conferência pediram por uma ampliação rápida da circuncisão masculina como forma eficiente para evitar a disseminação do HIV.

A África Subsaariana abriga 67 por cento das 33,4 milhões de pessoas que vivem com o vírus HIV em todo o mundo. Cerca de 1,9 milhão de pessoas haviam sido infectadas recentemente na região em 2008.

Uma pesquisa citada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que a circuncisão masculina pode reduzir o risco de um homem adquirir o HIV em até 60 por cento.

O PSI apresentou resultados de um estudo no Zimbábue no qual os pesquisadores programaram e experimentaram um modelo de eficiência chamado Move, destinado em aumentar a quantidade de circuncisões masculinas usando técnicas melhores, treinamento adequado, equipamento e equipe eficientes.

No programa piloto do novo sistema, uma equipe de dois médicos e três enfermeiros conseguiu executar quatro circuncisões ao mesmo tempo e aumentar a taxa de três para 10 operações por hora, indicaram os resultados. Ao longo dos 12 meses do projeto piloto, cerca de 6.500 homens foram circuncidados.

Publicidade

Os resultados também indicaram que a qualidade do procedimento não foi comprometida e que não houve aumento na porcentagem de homens reclamando de feitos colaterais nocivos depois.

Em março de 2007, a OMS e o Unaids recomendaram a circuncisão masculina como uma forma de prevenção efetiva ao HIV.

O estudo do PSI descobriu que, apenas no Zimbábue, que tem uma taxa de 13,7 por cento de adultos com HIV e uma taxa de circuncisão masculina de pouco mais de 10 por cento, 750 mil novas infecções por HIV poderiam ser evitadas se 80 por cento dos homens fossem circuncidados. O estudo também descobriu que há uma alta demanda pelo procedimento.

Veja também
  • Estudo constata que projeto da MTV para Aids muda comportamento
  • Clinton e Gates querem valorizar dinheiro da luta contra Aids
  • Gel vaginal reduz risco de contrair Aids e herpes genital, diz estudo
  • ONU alerta sobre custo de tratamento da aids no Brasil