• Carregando...

Importante grupo de oposição política da Síria não irá a Genebra II

O Conselho de Coordenação Nacional (CCN), um dos principais grupos da oposição política dentro da Síria, não participará da conferência de paz de Genebra II por considerar que não há tempo para formar uma delegação opositora em condições, disse neste sábado à agência Efe o porta-voz, Khalaf Dahud.

Dahud destacou que seria necessário pelo menos um mês para criar uma delegação forte com um programa coerente, inviável formá-la até quarta-feira, data prevista de início da conferência.

O porta-voz explicou que a princípio pensava que seu grupo, o Conselho Supremo Curdo e a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), o maior agrupamento de oposição no exílio, seriam os componentes desta delegação.

"Mantivemos conversas a respeito com a CNFROS e há duas semanas nosso líder, Hassan Abdelazim, e o da CNFROS, Ahmed Yarba, se reuniram e falaram em criar uma plataforma forte com uma proposta unida que representasse à oposição", detalhou Dahud.

Segundo Dahud, Yarba aceitou, mas "o problema é que a CNFROS não é dona de sua própria vontade, já que depende do que dizem outros países como EUA, Catar, Turquia e Arábia Saudita".

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), que está reunida em Istambul, na Turquia, decidiu neste sábado que irá participar da conferência de Genebra II, que na próxima quarta-feira buscará uma saída negociada para o conflito da Síria.

A votação aconteceu após uma noite e um dia de intensos debates e foi resolvida com maioria simples, informou a coalizão opositora em comunicado emitido na cidade turca. O "sim" foi aprovado com 58 votos, contra 14 votos no "não", duas abstenções e um voto em branco, diz comunicado da organização.

Os mais de 100 membros da Coalizão puseram fim ao impasse que havia sobre a participação na conferência, que adiou para hoje a votação prevista para a sexta-feira, já que os delegados não puderam se colocar de acordo nem encontrar uma sólida maioria de dois terços para adotar uma decisão válida.

A conferência Genebra II começará na quarta-feira na cidade suíça de Montreux, com o objetivo de encontrar uma solução negociada para o conflito da Síria.

A Coalizão, que agrupa os opositores exilados, criticava a ausência de garantias para acabar com o regime do presidente sírio Bashar al Assad.

A reunião ocorreu em um hotel cujo nome e localização a Coalizão não quis divulgar, ao mesmo tempo em que mantém certo segredo sobre as posturas enfrentadas dentro da aliança, apesar de há uma semana estarem correndo rumores sobre uma possível ruptura.

Enquanto a cúpula da Coalizão recebia pressões dos Estados Unidos para garantir sua participação, muitos delegados temiam perder a credibilidade diante dos grupos rebeldes na Síria, majoritariamente opostos à reunião de Genebra, porque não acreditam que possa acabar com Assad.

No entanto, na tarde de hoje, no Twitter surgiram rumores sobre um possível sinal verde à participação de várias das brigadas rebeldes mais poderosas, embora fosse impossível verificar até que ponto as mensagens representavam a pouco estruturada rede de grupos armados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]