Aliança liderada pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho celebra mais uma vitória em Portugal.| Foto: Jauna Medina/Reuters

A coalizão de centro-direita que governa Portugal declarou vitória contra os opositores socialistas nas eleições legislativas deste domingo em Portugal, após clara vantagem no levantamento. Com 80% dos votos apurados, a aliança do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no poder desde 2011, teria 40,04%, bem à frente dos socialistas, com 31,65%.

CARREGANDO :)

“Em nome da coalizão, afirmamos que as projeções mostram claramente que tivemos uma grande vitória — disse o vice-presidente do PDS, Marco António Costa”, Manteremos nosso compromisso em garantir a recuperação econômica e o diálogo.

A coalizão no poder, unindo o Partido Social Democrata (PSD) e o conservador CDS, tem projeção de levar entre cem e 118 cadeiras das 230 do Parlamento. Para ter maioria absoluta, são necessários 116 deputados. Por sua vez, o Partido Socialista conseguiria entre 77 e 90 cadeiras, segundo as pesquisas de boca de urna.

Publicidade

Apesar da boa retomada nas pesquisas, o resultado deste domingo está muito longe dos 50,4% de Passos Coelho em 2011. Ele pode se ver diante de um Parlamento dominado pela esquerda. O Bloco de Esquerda, coalizão independente, teria de 15 a 23 deputados. Já o Partido Comunista e os Verdes conseguiriam entre 12 e 20 cadeiras. Somados ao PS, poderiam causar forte dor de cabeça ao PSD e o CDS.

Os resultados da votação serão divulgados durante a noite, exceto os votos do exterior, que serão contabilizados em 14 de outubro.

Veja também
  • Papa defende casamento indissolúvel em abertura do Sínodo
  • Estados Unidos e mais 11 países estão mais perto de fechar Tratado Transpacífico
  • Irã quer que empresas estrangeiras desenvolvam sua indústria de petróleo
  • Após ataque, hospital dos Médicos Sem Fronteiras é fechado no Afeganistão