• Carregando...
Tsarnaev durante sua rendição, após atentado que matou três pessoas em 2013, em Boston | HD/af/HANDOUT
Tsarnaev durante sua rendição, após atentado que matou três pessoas em 2013, em Boston| Foto: HD/af/HANDOUT

Após semanas de discussões, com a sentença de culpa em todas as 30 acusações que sofreu por conta do atentado à Maratona de Boston, em 2013, o jovem Dzhokhar Tsarnaev foi condenado à morte por sua participação nos atentados.

O júri decidiu pela punição com base no argumento de que Tsarnaev era maior de idade quando todos os crimes de que foi acusado foram cometidos. Não houve unanimidade quanto à intenção do jovem de matar ou ferir todas as pessoas atingidas nas explosões.

O júri, no entanto, foi unânime ao reconhecer que Tsarnaev tinha ciência de que seus atos resultariam na morte de pessoas, e de que suas ações demonstraram pouco apreço por humanos

Ele também foi considerado culpado pela morte de um segurança do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) enquanto fugia com seu irmão, Tamerlan, e os jurados foram unânimes ao afirmar que o jovem planejou e premeditou o que foi um ato de terrorismo.

Esses dois casos foram considerados fatores agravantes na condenação, assim como a aparente falta de remorso do jovem de origem chechena após sua prisão.

Os irmãos Tsarnaev mataram três pessoas e feriram outras 260 usando bombas criadas a partir de panelas de pressão durante a Maratona de Boston de 2013.

Influência

Apesar das muitas condenações, Tsarnaev foi inocentado da acusação de promoção do terrorismo, e suas ações não foram encaradas pelo júri como atos que visavam a multiplicação de atentados semelhantes. 11 dos 12 jurados destacaram que Tsarnaev não tinha um histórico prévio de violência, e que seus amigos o consideravam “atencioso, carinhoso e respeitoso”.

Outros três jurados reconheceram que o jovem agiu sob influência do irmão mais velho, e dois afirmaram que o fato do pai de Tsarnaev sofrer de distúrbios mentais abriu espaço para que Tamerlan se tornasse a figura dominante na vida do jovem.

Sua execução deverá acontecer no complexo penitenciário federal de Terre Haute, Indiana, mesmo local no qual Timothy McVeigh, responsável pelos atentados em Oklahoma City em 1993 foi executado.

A discussão sobre qual a decisão seria tomada durou anos. Enquanto a defesa alegava que Dzhokhar foi influenciado de forma maléfica pelo irmão mais velho, a acusação sustentou que ele tinha plena consciência de suas ações.

Dezessete das 30 acusações que sofria eram passíveis de pena de morte. Para que ele fosse punido com a morte, bastava que os 12 membros do júri concordasse com a pena em qualquer uma das 17.

O veredito surgiu no segundo dia de deliberações, após os jurados passarem toda a quinta-feira tentando chegar a um veredicto. Nas argumentações finais, os promotores apresentaram o réu de 21 anos como um terrorista desprovido de remorso que participou do atentado de 2013 numa tentativa de fazer uma declaração política.

Já os advogados de defesa classificaram Tsarnaev como um jovem problemático que seguiu os passos do irmão e foi submetido a um processo de lavagem cerebral para tomar parte em um plano violento.

A perseguição aos irmãos Tsarnaev isolou Boston e a vizinha Watertown, praticamente colocando em estado de sítio uma das mais importantes cidades dos EUA. Após a dupla matar um guarda do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e ferirem outros 16 policiais, Tamerlan foi atropelado pelo irmão mais novo e morto pela polícia numa troca de tiros.

Dzhokhar foi encontrado escondido num barco no quintal de uma residência, e preso quatro dias depois do ataque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]