• Carregando...

A Colômbia e os Estados Unidos desarticularam uma rede internacional de traficantes de heroína que operava em seis países e da qual foram apreendidos desde meados de 2005 mais de 427 quilos dessa droga, avaliados em 23 milhões de dólares, disseram autoridades na quarta-feira.

A Polícia Antinarcóticos da Colômbia e a DEA (agência antidrogas dos EUA) realizaram conjuntamente as investigações, que levaram à prisão de 38 pessoas -- 10 na Colômbia, 19 nos EUA, 6 no México, 2 na Costa Rica e 1 na Nicarágua.

"A organização narcotraficante utilizava a ilha de San Andrés [Colômbia] como ponto de recepção e envio de estupefacientes para o exterior", disse o comandante da polícia antinarcóticos, general Álvaro Caro.

"Seus integrantes coordenavam por meio de transporte marítimo, lanchas, o transporte da heroína para países centro-americanos, para posteriormente entrar com a droga nos Estados Unidos", afirmou.

As pessoas presas na Colômbia podem ser extraditadas para os Estados Unidos sob acusações de narcotráfico e lavagem de dinheiro.

Os Estados Unidos são o principal aliado do governo do presidente colombiano, Alvaro Uribe, na luta contra o narcotráfico. Desde 2000, Washington entregou à Colômbia mais de 4 bilhões de dólares em assistência militar e treinamento para combater o narcotráfico.

Em meio à operação antidrogas, os dois países desintegraram nos últimos anos dezenas de organizações dedicadas ao tráfico de cocaína e heroína, bem como à lavagem de dinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]