• Carregando...

As seções eleitorais da Colômbia abriram neste domingo às 8h locais (10h de Brasília) para as eleições presidenciais em que concorrem cinco candidatos, entre eles o atual presidente, Juan Manuel Santos, que aspira à reeleição.

As urnas estarão abertas até as 16h locais (18h de Brasília), para que 32.975.158 colombianos possam votar nos 10.642 postos de votação de todo o país.

As eleições se realizam sob um cessar-fogo unilateral dos grupos guerrilheiros Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e Exército de Libertação Nacional (ELN), que começou no dia 20 de maio e terminará o dia 28, a fim de que os colombianos possam votar em um ambiente de tranquilidade.

A segurança do dia está a cargo de 246 mil policiais e militares mobilizados pelo Ministério da Defesa para evitar incidentes nessas eleições, as mais tranquilas que o país vive em décadas.

As medidas especiais para hoje incluem o fechamento de postos nas fronteiras, vigente desde ontem e até que terminem as eleições, assim como a lei seca, que entrou em vigor a tarde do sábado.

O presidente e candidato Santos se apresenta como porta-bandeira da coalizão União Nacional, formada pelo Partido do U, o Liberal e Mudança Radical.

Os outros aspirantes são Óscar Iván Zuluaga, do movimento uribista Centro Democrático; Clara López, do Polo Democrático Alternativo; Marta Lucía Ramírez, do Partido Conservador, e Enrique Peñalosa, da Aliança Verde.

As últimas enquetes, que são de uma semana atrás, mostravam Santos e Zuluaga empatados no primeiro lugar das intenções de voto.

A Registraduría Nacional de Estado Civil, órgão encarregado da logística eleitoral, espera ter 90% da apuração terminada por volta das 19h locais (21h em Brasília).

Caso nenhum candidato obtenha metade mais 1 dos votos válidos, será preciso um segundo turno com os dois mais votados, em 15 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]