• Carregando...

A maioria dos colombianos apóia um terceiro mandato consecutivo do presidente Álvaro Uribe, apesar dessa possibilidade dificilmente ser aprovada no Congresso devido à resistência dos partidos políticos, incluindo os da base aliada do governo, mostrou uma pesquisa de opinião nesta terça-feira.

Uma pesquisa do Centro Nacional de Consultoria (CNC) registrou que 53,7 por cento dos colombianos apóiam um novo período de Uribe, que goza de uma popularidade de mais de 60 por cento.

Por outro lado, 46,3 por cento se opõem à reeleição, segundo o levantamento que contou com 600 entrevistas nas cidades de Bogotá, Medellín, Cali, Barranquilla e Bucaramanga, com uma margem de erro de 4 por cento.

"Há um núcleo grande de pessoas que está considerando essa possibilidade", disse à Reuters Carlos Lemoine, presidente do CNC.

"Quando um presidente tem a ordem de 50 por cento de aprovação, tem governabilidade, é uma pessoa que pode, se quiser, lançar-se à reeleição, reeleger-se, ou ter uma chance muito alta de impor um sucessor", explicou Lemoine.

Uribe, um advogado de 55 anos considerado o principal aliado dos Estados Unidos na América Latina em um momento no qual governantes de esquerda ganham notoriedade na região, foi reeleito em 2006 após o Congresso aprovar uma reforma constitucional.

Embora o presidente tenha dito em público que não está interessado em buscar um terceiro mandato, ele não descartou a hipótese enfaticamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]