Aziiz com a filha: homem alega ter 110 anos| Foto: /Twitter

Afirmando ter 110 anos, o provável refugiado mais velho do mundo chegou à Alemanha nesta terça-feira (29) depois de ter passado semanas viajando do Afeganistão ao continente europeu.

CARREGANDO :)

Abdul Qadir Azizi agora deve se mudar para um centro de refugiados no país, junto de sua filha, de 60 anos, e outros oito membros da sua família que o carregaram durante o longo percurso até a maior potência econômica da Europa.

Publicidade

Ao ser recebido em Deggendorf, perto da fronteira com a Áustria, Azizi surpreendeu à polícia por não precisar nem mesmo de atendimento médico, apesar de ser cego e surdo. O afegão não tem certidão de nascimento e as autoridades locais ainda não conseguiram comprovar a sua idade.

“Mesmo que este homem tenha apenas 90 anos, sua chegada até aqui é uma conquista incrível”, disse o porta-voz da polícia federal alemã, Werner Straubinger, à imprensa.

As quatro gerações da família de Azizi fugiram de Baghlan, no Afeganistão, depois que três dos filhos do ancião foram assassinados pelo Talibã. A cidade fica a pouco mais de 160 quilômetros de Kunduz, área que atualmente as forças afegãs tentam recuperar do controle do Talibã.

“Nós queríamos chegar a um lugar onde nós podemos ter a certeza de que, quando vamos dormir à noite, vamos poder acordar a salvo na manhã seguinte”, disse Azizi aos voluntários da Cruz Vermelha que o receberam na Alemanha.