• Carregando...
Um Oficial Eleitoral Independente abre uma urna durante o início da contagem de votos em uma escola após o término da votação na cidade de Durban, África do Sul, 8 de maio
Um Oficial Eleitoral Independente abre uma urna durante o início da contagem de votos em uma escola após o término da votação na cidade de Durban, África do Sul, 8 de maio| Foto: RAJESH JANTILAL / AFP

Com 96% de urnas apuradas na África do Sul nesta sexta (10) à tarde, o partido Congresso Nacional Africano (CNA), de Nelson Mandela, está previsto para sair vencedor das eleições parlamentares no país e manter a maioria dos assentos.

Mas, apesar do resultado, esta é a pior performance da sigla desde que chegou ao poder, nas primeiras eleições democráticas, em 1994 - o pleito marcou o fim do apartheid.

O CNA, do atual presidente Cyril Ramaphosa, obteve 9,1 milhões de votos (57,7%), o que matematicamente garante à legenda a maioria absoluta dos lugares do Parlamento. Em comparação com as eleições legislativas de 2014, o partido perdeu 4,5 pontos percentuais.

Cyril Ramaphosa, no poder desde fevereiro de 2018, deve ser empossado em 25 de maio.

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, ao centro, com apoiadores e jornalistas após as eleições
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, ao centro, com apoiadores e jornalistas após as eleições| Waldo Swiegers / Bloomberg

Autoridades do partido reconheceram a queda, mas disseram que os resultados ainda são fortes o suficiente. "As pessoas mostraram que estão dispostas a perdoar o CNA", disse Ronald Lamola, membro do partido. "Estamos olhando para um mandato claro para nossas políticas."

Eleitores desanimados

Muitos dos que votaram na quarta-feira (8) por um novo parlamento e nove legislaturas provinciais afirmaram estarem frustrados com a corrupção desenfreada, o alto desemprego e as desigualdades raciais que persistem uma geração após o fim do governo da minoria branca. A economia mais avançada do continente africano continua sendo uma das sociedades mais desiguais do mundo, de acordo com o Banco Mundial.

A Aliança Democrática mantém sua posição como o principal partido da oposição, com 20,65% dos votos, seguida pela sigla de esquerda Lutadores da Liberdade Econômica, com 10,5%. Os dados são do site do comitê eleitoral sul-africano.

Analistas disseram que os resultados podem encorajar os oponentes de Ramaphosa e apresentar um potencial desafio para sua liderança.

O CNA será eleito com o suporte de 27% da população apta a votar, ante 47% em 1999, segundo Peter Attard Montalto, diretor de pesquisa de mercado de capitais da Intellidex. "Esse tipo de dinâmica não é um mandato nem um ímpeto para a mudança."

As eleições foram realizadas sem incidentes e coincidiram com o 25º aniversário do fim do regime racista do apartheid.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]