• Carregando...

Combate entre soldados e militantes do grupo fundamentalista Taleban pela posse de uma montanha estratégica no noroeste paquistanês deixaram mais de 60 mortos ontem. A batalha começou há uma semana, quando tropas do governo tomaram o topo do monte Jogi, na área tribal de Kurram, dos insurgentes. Isso levou a choques que deixaram seis soldados e 20 insurgentes mortos, informou Wajid Khan, administrador local do governo.

Ontem, os militantes retaliaram ao atacarem soldados que tentavam manter a posição, le­­vando a outra onda de combates que deixou mais de 10 soldados e 30 insurgentes mortos, disse Khan. A área é o centro de operações de um dos líderes do Taleban paquistanês, Hakimullah Meh­­sud. Os militares lançaram a ofensiva em Kurram em julho do ano passado e declararam vitória um mês depois, mas a violência continuou.

Processo semelhante tem ocorrido em toda a região tribal semiautônoma ao longo da fronteira com o Afeganistão. Os militares lançaram uma série de operações contra o Taleban paquistanês nos últimos anos e já declararam vitória várias vezes, mas, em seguida, há a retomada dos confrontos.

O Taleban paquistanês matou milhares de pessoas em todo o país com seus atentados suicidas e outros ataques. O grupo tem como objetivo derrubar o governo paquistanês, em parte por causa de sua aliança com os Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]