• Carregando...
Mitt Romney é o favorito para vencer nas assembleias no estado de Iowa | Brian Snyder/Reuters
Mitt Romney é o favorito para vencer nas assembleias no estado de Iowa| Foto: Brian Snyder/Reuters

As prévias

Iowa é o primeiro estado a definir candidato republicano

Primárias (eleições internas dos partidos): em alguns estados, a votação é aberta; em outros, votam apenas os eleitores filiados ao partido. Os delegados que vão para as convenções nacionais são designados em proporção ao número de votos recebido por cada pré-candidato.

Caucus (assembleia de eleitores): ocorre uma reunião em que representantes de cada candidato apresentam propostas. Os eleitores escrevem seu voto em um pedaço de papel e é feita a contagem. São escolhidos os delegados das convenções por condado ou estado, que apontam os delegados nacionais.

Fonte: Folhapress e thedailybeast.com

A disputa entre os candidatos republicanos para definir quem desafiará Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos começou ontem em Iowa, com o mórmon Mitt Romney como favorito.

São sete os principais concorrentes à vaga de candidato à Presidência pelo Partido Repu­­blicano: Mitt Romney, Ron Paul, Rick Santorum, Newt Gingrich, Rick Perry, Michele Bachmann e Jon Huntsman.

O objetivo comum dos aspirantes republicanos é derrotar o presidente democrata, cuja gestão da economia, com uma taxa de desemprego de 8,6%, irrita os eleitores conservadores.

Todo o país está com as atenções voltadas para o que vai acontecer em Iowa, mas apenas alguns eleitores (entre 120 mil e 150 mil, que tomarão parte de 1.774 assembleias ou "caucus") serão responsáveis pela decisão.

Durante os "caucus", os próprios candidatos podem falar com os eleitores, ou ser representados por colaboradores, legisladores locais ou simples voluntários.

Mitt Romney, favorito em nível nacional, supera nas pesquisas Ron Paul, mas por apenas dois pontos (24% a 22%). Em 2008, Romney, que também era candidato, ficou em segundo lugar em Iowa.Analistas políticos dizem que, apesar de sua primeira posição, Romney está no mesmo patamar de apoio com o qual contava nas primárias de 2008, que perdeu para John McCain.

Depois das primárias de Iowa, hoje, e de New Hampshire, em 10 de janeiro, serão realizadas as votações na Carolina do Sul em 21 de janeiro e na Flórida no próximo dia 31. Em 6 de março, uma dúzia de estados se pronunciarão no mesmo dia, conhecido como "super terça-feira". A convenção nacional do Partido Republicano em agosto é que designará formalmente o rival de Obama em 6 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]