O Conselho de Segurança se reúne nesta terça-feira para discutir uma resolução nos moldes propostos pela Liga Árabe, que pede a trasferência de poder em Damasco. Os países ocidentais também querem a renúncia do presidente sírio, Bashar al-Assad. Conheça a posição de cada um dos membros do órgão sobre a Síria.

CARREGANDO :)

EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Portugal e Marrocos: Reino Unido e França escreveram a resolução com ajuda dos embaixadores americano, alemão, português e marroquino. Este último representa a Liga Árabe no Conselho. Eles vão apoiar o texto.

Rússia: Moscou vai vetar qualquer resolução que imponha sanções ou autorize intervenção militar. Os russos dizem que a proposta árabe ocidental é inaceitável e que poderá colocar a Síria "no caminho de uma guerra civil".

Publicidade

China, Índia, Paquistão e África do Sul: Países têm ressalvas sobre a resolução e devem votar contra, como a Rússia.

Guatemala, Colômbia, Azerbaijão e Togo: Segundo diplomatas franceses, estariam mais dispostos a apoiar a resolução.

A posição de outras potências regionais: A Turquia apoia o plano de transferência de poder da Liga Árabe; o Irã, maior aliado da Síria no mundo muçulmano, é contra; e o Brasil, que até pouco tempo fazia parte do Conselho de Segurança, estaria resistindo a tomar medidas contra Assad.

Veja também
  • Hillary Clinton pede que ONU aja para pôr fim à violência na Síria
  • Novo dia de repressão mata 55 pessoas na Síria; combates continuam
  • Ataque contra gasoduto na região síria de Homs