Uma ONG norte-americana fez uma reclamação formal contra o senador republicano Larry Craig, que admitiu culpa ao ser preso por "comportamento inapropriado", suspeito de conduta lasciva no banheiro de um aeroporto.

CARREGANDO :)

Craig foi detido em junho na cidade de Mineápolis-St Paul (centro-oeste dos EUA) por um policial à paisana. Ele teria tentado sugerir uma conduta lasciva ao policial enquanto estava no banheiro, e foi preso.

A organização Cidadãos pela Responsabilidade e a Ética em Washington protestou contra o senador e pediu que a comissão de ética do Senado norte-americano investigue se as ações de Craig foram contra as regras da Casa.

Publicidade

Craig, de 62 anos, foi declarado culpado neste mês por comportamento inapropriado, pagou US$ 500 em multas e custos e foi sentenciado a 10 dias de prisão. Ele admitiu sua culpa no julgamento, mas depois se arrependeu e agora se diz inocente das acusações.

Depois que a notícia circulou, o senador por Idaho (noroeste) há 25 anos disse em um comunicado que se enganou ao admitir o erro.

"Não estive envolvido em nenhum ato de comportamento inapropriado", disse Craig, que é casado e tentará a reeleição como senador em 2008.

Ao mesmo tempo, disse que deveria ter consultado um advogado que o aconselhasse, alegando que tentou "lidar com o assunto rápida e expeditivamente".

O relatório cita um policial civil, segundo o qual o congressista estava sentado no banheiro e fazia os gestos próprios de quem "busca travar um contacto lascivo".

Publicidade