• Carregando...

Forças turcas mataram 13 militantes curdos em um confronto durante a noite no sudeste da Turquia, afirmaram fontes do setor de segurança. O episódio marca uma escalada na violência, que normalmente costuma ter os confrontos limitados durante o período do inverno.

Militantes do grupo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, sigla em turco) atacaram dez diferentes locais das forças de segurança em torno das 2h30 em Cukurca, na província de Hakkari, perto da fronteira iraquiana, afirmaram fontes.

Um soldado e quatro militantes foram mortos durante o combate e operações militares continuavam na área.

Separadamente, nove guerrilheiros da PKK morreram em confrontos com tropas turcas em uma região montanhosa na província de Bingol, após soldados descobrirem um abrigo de inverno que os militantes usavam.

Forças de segurança disseram que a maioria dos militantes teriam se matado ao detonarem granadas para evitar ser capturados. Três foram capturados vivos, dos quais dois estavam feridos, disseram as fontes.

Mais de 40 mil militantes, soldados e civis foram mortos desde que o PKK começou a luta por independência na região predominantemente curda no sudeste da Turquia, em 1984.

A Turquia, EUA e União Europeia classificam o PKK como uma organização terrorista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]