• Carregando...
Entenda o conflito territorial entre israelenses e árabes |
Entenda o conflito territorial entre israelenses e árabes| Foto:

Tropas israelenses feriram sete estudantes palestinos durante um confronto na Cisjordânia on­­tem, informaram fontes palestinas. Devido ao aumento da tensão, a polícia de Israel decidiu manter o estado de alerta na parte oriental anexada de Jerusalém e o Exército declarou "zona militar fechada" os povoados palestinos de Bilin e Nilin.

A tensão entre palestinos e israelenses – que ocupam a Cis­­jordânia desde 1967 – se acirrou nas últimas semanas, depois da decisão do governo israelense de incluir locais religiosos da Cis­­jor­­dânia no plano nacional de patrimônio judaico.

O anúncio feito na semana passada da aprovação da construção de mais 1,6 mil casas em Ra­­mat Shlomo, na Jerusalém Orien­­tal, também contribuiu para au­­mentar a hostilidade. A anexação do território nunca foi reconhecida pela comunidade internacional, e a cidade é pleiteada pelos pa­­lestinos como capital de um futuro Estado. Além disso, o Exér­­cito israelense prolongou até a meia-noite de hoje o cerco total da Cisjor­­dâ­­nia, imposto na última sexta-feira.

Relação com EUA

O embaixador israelense em Wa­­shington, Michael Oren, chegou a afirmar ontem que a relação en­­tre Israel e EUA vive uma "crise de proporções históricas" por causa da ampliação de assentamentos judaicos, deixando as re­­lações bilaterais no seu pior mo­­mento em 35 anos.

"As relações entre Israel e Es­­ta­­dos Unidos passam pela crise mais grave desde 1975", teria declarado o diplomata israelense, segundo os jornais Yedioth Ahronoth e Haaretz.

A referência de Oren a 1975 faz alusão à pressão dos EUA naquela época para que Israel retirasse suas tropas da península do Sinai, região egípcia ocupada por Israel entre 1967 e 1982.

Na visita de Lula ao Parlamento, o premiê de Israel confirmou que "a construção continuará em Je­­rusalém Oriental".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]