• Carregando...
Deputados da oposição participam de sessão com cartazes que dizem “Não reeleição” | DAVID MERCADO/REUTERS
Deputados da oposição participam de sessão com cartazes que dizem “Não reeleição”| Foto: DAVID MERCADO/REUTERS

O Congresso boliviano aprovou neste sábado (26) uma reforma na Constituição do país que permitirá ao presidente Evo Morales disputar um quarto mandato.

O tema ainda precisa ser aprovado em um referendo, marcado para fevereiro de 2016. A nova regra autoriza a reeleição por duas vezes de maneira contínua, em vez de apenas uma, como diz a lei hoje.

Morales está no terceiro mandato, que terminará em 2020. Se ele vencer um novo pleito, poderá ficar ao todo 19 anos no poder.

Na sessão, que durou 18 horas, a medida foi aprovada com dois terços dos votos. O partido de Morales, o MAS (Movimento ao Socialismo), tem ampla maioria das cadeiras do Congresso (Senado e Câmara).

O início da sessão foi marcada por discussões entre deputados da oposição e do governo. Os adversários de Morales consideram que a aprovação do novo mandato impede a alternância de poder e criará uma presidência imperial.

O presidente assumiu pela primeira vez em 22 de janeiro de 2006. Três anos depois, aprovou uma alteração da Constituição, permitindo sua primeira reeleição, em mandato que terminaria em janeiro deste ano. No entanto, ganhou uma causa na Suprema Corte que lhe permitiu concorrer pela terceira vez no ano passado.

O desempenho da economia, que crescerá 4,5% neste ano, é um dos fatores que elevam sua popularidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]