• Carregando...

O Irã e países do P5+1 - os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha - chegaram a um acordo sobre a redução do programa nuclear iraniano neste domingo (24). Veja pontos-chave dentro do pacto selado em Genebra:

Enriquecimento de urânio abaixo de 5%/b>

Isso mantém o nível de enriquecimento de urânio no país bem abaixo do necessário para a produção de armas químicas. Urânio enriquecido a 5%, entretanto, é suficiente para a geração de energia.

Diluir estoque de urânio enriquecido a 20%

Este nível de enriquecimento pode ser utilizado para a fabricação de armas, o que poderia ser feito facilmente pelo Irã, caso tivesse interesse. Com o acordo, ficou estabelecido que o país vai converter seu estoque deste material em combustível de reator, o que impede o enriquecimento do material, ou diluí-lo em níveis inferiores a 5% de enriquecimento.

Suspensão dos trabalhos no reator de Arak

O reator de Arak é uma planta que utiliza uma variante molecular da água como líquido de arrefecimento e pode ser executado em urânio não enriquecido. Além disso, produz um maior grau do subproduto plutônio, o qual pode ser potencialmente utilizado na produção de armas. Por isso, o pacto em suspender os trabalhos lida diretamente com as preocupações do programa de armas.

Não construir novas centrífugas

As centrífugas são usadas para transformar urânio concentrado em combustível nuclear. O país, entretanto, segue autorizado a manter suas duas principais instalações de enriquecimento em operação.

Compromisso em aceitar inspeções da ONU

Inspetores da ONU querem revisitar base militar de Parchin para investigar suspeitas de testes com ??explosivos nucleares. O Irã nega a alegação e diz que novas inspeções são possíveis, mas quer impor restrições à divulgação pública pela agência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]