• Carregando...

Londres – Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) mais a Alemanha decidiram ontem, em Londres, apoiar uma nova resolução contra o Irã por seu programa nuclear. Os membros permanentes são Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia. Dirigentes políticos definiram a "finalização de um texto para uma terceira resolução com sanções do Conselho de Segurança da ONU", disse um porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Reino Unido.

Esses territórios pretendem submeter o texto a votação no próprio Conselho de Segurança (CS), a menos que dois relatórios previstos para este mês sobre o caso "mostrem um resultado positivo dos esforços" da comunidade internacional para solucionar a crise nuclear com o Irã. Espera-se que o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, divulgue um novo relatório sobre a atitude do Irã.

As potências também decidiram pedir ao Alto Representante de Política Externa e de Segurança Comum da União Européia, Javier Solana, que busque uma nova reunião com o negociador iraniano em matéria nuclear.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]