Propaganda política de Mariano Recalde, candidato com apoio da presidente Cristina Kirchner.| Foto: Martin Di Maggio/Efe

O candidato do partido conservador Proposta Republicana, Horacio Rodríguez Larreta, obterá uma contundente vitória na eleição para a prefeitura de Buenos Aires realizada neste domingo (5), segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa portenha.

CARREGANDO :)

Atual chefe de Gabinete de Buenos Aires, Rodríguez Larreta deve vencer por mais de 20 pontos porcentuais aquele que é considerado seu adversário mais forte nesse pleito, o ex-ministro de Economia e líder do partido de centro-esquerda Eco, Martín Lousteau, a quem as pesquisas situam em segundo lugar. Em terceiro aparece o candidato da Frente para a Vitória, Mariano Recalde.

Perfil

A capital argentina tem pouco mais de 2,5 milhões de eleitores, cerca de 8% do eleitorado nacional – é o quarto maior colégio eleitoral do país. A eleição do último fim de semana foi a primeira a utilizar urnas eletrônicas.

Publicidade

Segundo a boca de urna, o Pro, partido que governa Buenos Aires atualmente, terá cerca de 50% dos votos e está muito perto de uma inédita vitória em primeiro turno.

Caso isso não ocorra, o segundo turno será realizado no próximo dia 19 entre os dois candidatos mais votados. O pleito na capital argentina é um teste para a eleição presidencial de outubro que vai definir o sucessor de Cristina Kirchner.

Veja também
  • Papa chega ao Equador em turnê sul-americana
  • Regiões vinícolas são patrimônio mundial
  • Princesa Charlotte é batizada em Norfolk

Na província de Córdoba, segundo maior distrito eleitoral da Argentina, com 2,7 milhões de pessoas e 8,7% do peso do censo nacional, e que teve eleição para governador também neste domingo (5), as pesquisas apontam o deputado do peronismo dissidente Juan Schiaretti como vencedor e sucessor do peronista José Manuel De La Sota.

Schiaretti, que governou a província entre 2007 e 2011, representa a coligação União por Córdoba.

Publicidade