• Carregando...

Uma fragata russa escoltou nesta segunda-feira (1) três navios mercantes ao largo do litoral da Somália para protegê-los de ataques de piratas. O porta-voz da Marinha da Rússia, capitão Igor Dygalo, disse que a fragata Neustrashimy escoltou o navio russo Sokol-3, o Caribean Express, de bandeira dinamarquesa, e o cargueiro Slot Markland, de bandeira das Ilhas Cayman. Uma força multinacional, que inclui navios de guerra britânicos, alemães e norte-americanos, está patrulhando a costa da Somália, mas a fragata russa opera de maneira isolada na região.

Os piratas somalis já seqüestraram cerca de 40 navios neste ano, incluído um cargueiro ucraniano que transportava 33 tanques de guerra e foi tomado em setembro, além de um superpetroleiro saudita, que carregava o correspondente a US$ 100 milhões em barris de petróleo, capturado em 15 de novembro. Nesta segunda, o ministro do Exterior da Ucrânia, Vasyl Kyrylych, disse que as negociações com os piratas somalis que mantém o cargueiro Faina estão quase concluídas, segundo a agência russa Interfax.

Ele não deu detalhes sobre as negociações, mas disse que a tripulação do Faina, de 20 pessoas, está em boas condições. O capitão russo do navio ucraniano morreu logo após o ataque. Um porta-voz da empresa armadora que opera o Faina disse neste domingo (31) que os piratas concordaram com um valor para o resgate do navio e da tripulação, que poderão ser liberados nos próximos dias. Os ataques piratas ao largo da costa da Somália cresceram mais de 75% neste ano, e a captura do Faina levou a uma preocupação adicional por causa da sua carga bélica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]