Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ataques

Contra piratas, fragata russa escolta navios na Somália

Piratas somalis já seqüestraram cerca de 40 navios. Ataques ao largo da costa da Somália cresceram mais de 75% em 2008

Uma fragata russa escoltou nesta segunda-feira (1) três navios mercantes ao largo do litoral da Somália para protegê-los de ataques de piratas. O porta-voz da Marinha da Rússia, capitão Igor Dygalo, disse que a fragata Neustrashimy escoltou o navio russo Sokol-3, o Caribean Express, de bandeira dinamarquesa, e o cargueiro Slot Markland, de bandeira das Ilhas Cayman. Uma força multinacional, que inclui navios de guerra britânicos, alemães e norte-americanos, está patrulhando a costa da Somália, mas a fragata russa opera de maneira isolada na região.

Os piratas somalis já seqüestraram cerca de 40 navios neste ano, incluído um cargueiro ucraniano que transportava 33 tanques de guerra e foi tomado em setembro, além de um superpetroleiro saudita, que carregava o correspondente a US$ 100 milhões em barris de petróleo, capturado em 15 de novembro. Nesta segunda, o ministro do Exterior da Ucrânia, Vasyl Kyrylych, disse que as negociações com os piratas somalis que mantém o cargueiro Faina estão quase concluídas, segundo a agência russa Interfax.

Ele não deu detalhes sobre as negociações, mas disse que a tripulação do Faina, de 20 pessoas, está em boas condições. O capitão russo do navio ucraniano morreu logo após o ataque. Um porta-voz da empresa armadora que opera o Faina disse neste domingo (31) que os piratas concordaram com um valor para o resgate do navio e da tripulação, que poderão ser liberados nos próximos dias. Os ataques piratas ao largo da costa da Somália cresceram mais de 75% neste ano, e a captura do Faina levou a uma preocupação adicional por causa da sua carga bélica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.