• Carregando...

O Partido Republicano dos Estados Unidos começa hoje sua convenção nacional oprimido por duas incertezas: a imprevisibilidade de um furacão assassino (Gustav), que deverá atingir hoje a costa do Golfo do México e levou o presidente americano, George W. Bush, e seu vice-presidente, Dick Cheney, a cancelarem a participação no evento, e o efeito ainda não avaliado do candidato John McCain ter escolhido a governadora do Alasca, Sarah Palin, para ser sua colega de chapa. No final da tarde de ontem, McCain ordenou o cancelamento de boa parte dos eventos do primeiro dia da convenção nacional republicana, por causa da ameaça do furacão Gustav.

"Temos que agir como americanos," disse McCain. Segundo ele, apenas as atividades essenciais da abertura da convenção nacional republicana foram mantidas.

Ontem, os republicanos estavam claramente preocupados com o fato de que sua convenção abrirá no dia em que milhares de cidadãos dos estados na costa do Golfo estarão em fuga do que é um potencial desastre natural.

Bush e Cheney deveriam discursar na noite da hoje, mas a participação deles, pelo menos no primeiro dia da convenção, foi cancelada. A primeira dama Laura Bush deverá discursar no evento.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, disse que estão sendo estudadas alternativas que permitam a Bush fazer um discurso na convenção, possivelmente por vídeo. Cheney viajará ao exterior amanhã, em uma jornada a quatro países que incluirá a Geórgia.

"Você sabe que não seria apropriado ter uma ocasião festiva enquanto uma tragédia possível está próxima ou um terrível desafio é apresentado na forma de um desastre natural, então nós estamos monitorando (o furacão) diariamente e eu estou fazendo algumas preces," disse McCain.

Embora os possíveis estragos do Gustav serão conhecidos bem antes que os republicanos deixem a capital de Minnesota na sexta-feira, os efeitos da escolha de Palin como candidata a vice-presidente na chapa republicana só serão totalmente conhecidos nas eleições de 4 de novembro.

Palin, que é vista como uma rebelde política no escassamente povoado Alasca, é profundamente conservadora e uma ferrenha opositora do aborto – uma questão crucial para a base evangélica dos republicanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]